Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CERTIFICADO DA TERCEIRA RODA DE CONVERSA SOBRE TROPERISMO


A CATROP, agradece por todo apoio. Lembrem-se os certificados estão disponíveis no Museu Regional até o dia 21 de setembro. Já foram buscar os de vocês? 
Maris Stella













Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Conhecimento Científico


Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Conhecimento Científico

Na intenção de aprofundarmos na busca pelo conhecimento e melhor compreensão de nossos estudos acerca do tropeirismo, aos poucos, vamos nos aproximando de outras formas de análise e de concepção da construção do discurso científico. talvez seja possível efetivar essa aproximação com nossa proposta inicial, talvez não se efetive concretamente tal possibilidade. No entanto, o caminho se faz ao caminhar, e  nesse sentido, a partir da parceria com o LABECET, desde o mês de maio iniciamos nossa participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Conhecimento Científico- GEPECC/UESB .

GEPECC tomou consistência como grupo de pesquisa a partir dos trabalhos desenvolvidos por uma rede de pesquisadores, tanto professores quanto estudantes, valendo-se de encontros semanais na UESB – Universidade Estadual da Bahia, em Vitória da Conquista. No grupo, sob a coordenação do Prof. Dr. Renato Figueiredo e da Profª Anete Charnet, buscamos meios orientar nossos trabalhos sob a epistemologia do pensamento do pesquisador polonês Ludwick Fleck.

FRANKENSTEIN, O PROMOTEU MODERNO. CIÊNCIA, LITERATURA E EDUCAÇÃO


FRANKENSTEIN, O PROMOTEU MODERNO
FIGUEIREDO, RENATO PEREIRA DE;


Desenvolvida para determinados tratamentos, o uso da testosterona no mundo esportivo revela o seu deslocamento de medicamento contra a impotência para um problema de saúde pública. De um modo geral, há uma profunda preocupação de que esses artefatos biotecnológicos fugiram do controle de seus criadores. A difícil relação do cientista com seus artefatos não é algo recente. Desde sua primeira publicação em 1818, os críticos sustentaram que Frankenstein de Mary Shelley apresentava uma ideia negativa sobre o desenvolvimento da ciência, já naquela época identificada com o progresso, a perfeição e a razão. Explorando a metáfora da rede sociotécnica de Bruno Latour, este livro sugere que é possível encontrar a proliferação dos seres híbridos, que pertencem à natureza e à cultura ao mesmo tempo. A favor de uma ética complexa, "Frankenstein, o Prometeu Moderno" destina-se a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em reconciliar o universo dos não-humanos com a imaginação e o conhecimento científico.

LINHA DE PESQUISA


Linha de Pesquisa
Educação e Conhecimento Científico


 Linha de pesquisa
 Educação e Conhecimento Científico
 Nome do grupo: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Conhecimento Científico
 Palavras-chave: conhecimento científico, educação; educação básica; linguagens diversificadas;
 Pesquisadores:
Ana Maria dos Santos Rocha 
Anete Charnet Gonçalves da Silva 
Márcia de Oliveira Menezes 
Renato Pereira de Figueiredo 
 Estudantes:
Paulo Cezar Rodrigues Santos 
 Árvore do conhecimento:
Ciências Humanas;   Educação;   Fundamentos da Educação;   Sociologia da Educação;  
Ciências Humanas;   Educação;   Fundamentos da Educação;   História da Educação;  
Ciências Humanas;   Educação;   Fundamentos da Educação;   Filosofia da Educação;  
 Setores de aplicação:
Educação Média de Formação Geral
Educação Pré-Escolar e Fundamental
Educação Superior
 Objetivo: 
Atuar na interface entre ciência, educação e artes. Problematizar o conhecimento científico predominantemente ancorado nos princípios da neutralidade e da objetividade. Propor o uso de linguagens diversificadas (literatura, histórias em quadrinhos, ficção científica, música, analogias, metáforas, etc)e estratégias de pesquisa que favoreçam o autoconhecimento como forma de articular os conteúdos curriculares.



GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO



Grupo de Pesquisa
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Conhecimento Científico

IdentificaçãoRecursos HumanosLinhas de PesquisaIndicadores do Grupo
 
 Identificação
 Dados básicos
Nome do grupo: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Conhecimento Científico
Status do grupo: certificado pela instituição
Ano de formação: 2012
Data da última atualização: 05/06/2012 00:19
Líder(es) do grupo: Anete Charnet Gonçalves da Silva - 
 Renato Pereira de Figueiredo - 
Área predominante: Ciências Humanas; Educação
Instituição: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Órgão: Departamento de Ciências NaturaisUnidade:
 Endereço
Logradouro: Estrada do Bem Querer, Km 4
Bairro: UniversitárioCEP: 45000000
Cidade: Vitoria da ConquistaUF: BA
Telefone: 34248655Fax: 34213894
 Home page:
 Repercussões dos trabalhos do grupo
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Conhecimento Científico é ligado ao Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, campus de Vitória da Conquista. Mantém intercâmbio com o Grupo de Estudos da Complexidade-GRECOM, da UFRN, e desenvolve estudos e pesquisas voltados para a Formação de Professores da Educação Básica, notadamente a relação desses professores com a construção do conhecimento científico. Seu foco principal é o professor licenciado da Educação Básica, bem como os alunos dos cursos de licenciatura.



 Recursos humanos
 PesquisadoresTotal: 4  
Ana Maria dos Santos RochaMárcia de Oliveira Menezes
Anete Charnet Gonçalves da SilvaRenato Pereira de Figueiredo
 EstudantesTotal: 1  
Paulo Cezar Rodrigues Santos 
 TécnicosTotal: 0  



 Linhas de pesquisaTotal: 1  



 Relações com o setor produtivoTotal: 0  



      Indicadores de recursos humanos do grupo
    Integrantes do grupoTotal
    Pesquisador(es)4 
    Estudante(s)1 
    Técnico(s)0