Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

REDE LUDWIK FLECK BRASIL


O QUE É A REDE FLECK BRASIL?

A rede Ludwik Fleck Brasil é a associação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados no estudo e disseminação da obra filosófica, histórica e sociológica sobre a ciência do pensador polonês Ludwik Fleck (1896-1961)  

OBJETIVOS DA REDE FLECK BRASIL

Desenvolver ações que facilitem o intercâmbio entre os pesquisadores da obra de Fleck através de seminários, colóquios, palestras, cursos, encontros e publicações referentes à obra de Ludwik Fleck.

MEMBROS DA REDE FLECK BRASIL

Mauro Lúcio Leitão Condé – UFMG
Demétrio Delizoicov – UFSC
Bernardo Jefferson de Oliveira – UFMG
Rodrigo Ribeiro – UFMG
Carlos Alvarez Maia – UERJ 
Ilana Löwy – CNRS (Paris)
Johannes Fehr – Universidade de Zurique  
Cesar Lorenzano – Argentina
Georg Otte – UFMG
Fernanda Schiavo Nogueira - UFMG

Seja membro da rede Fleck Brasil! Receba informações sobre as atividades da rede! scientia@fafich.ufmg.br

AÇÕES DA REDE FLECK BRASIL

AÇÕES REALIZADAS

Colóquio de História e Filosofia da Ciência [Ludwik Fleck]
Setembro de 2010

Palestra
Fleck's  ways of seeing
Ilana Löwy – CNRS (Paris)
06/12/2010

Publicação do livro

FLECK, Ludwik, Gênese e desenvolvimento de um fato científico, Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010

AÇÕES PREVISTAS

1 Encontro da Rede Fleck Brasil
18 de abril (9:00 – 17:00)
Auditório prof. Baesse Fafich/UFMG 

Livro “Ludwik Fleck no Brasil” – no prelo 2011
Levantamento da produção bibliográfica sobre Fleck

NOTÍCIAS SOBRE FLECK




Ludwik Fleck: Estilos de pensamento na Ciência


Ludwik Fleck: Estilos de pensamento na Ciência

Mauro Lúcio Leitão Condé (Org.)
Este é o primeiro livro editado no Brasil a abordar a obra de Ludwik Fleck (1896-1961). O leitor encontrará nesta coletânea - com contribuições de autores brasileiros e estrangeiros - reflexões sobre a instigante e frutífera obra desse inovador pensador polonês que, curiosamente, visitou o Brasil, em 1956, quase que incógnito. Sua projeção internacional adveio, em especial, após ser citado como um importante autor por Thomas Kuhn, no prefácio de seu célebre livro "A estrutura das revoluções científicas".

Ludwik Fleck

Na fronteira entre a filosofia e a sociologia pensamento de Ludwik Fleck oferece contribuições para a refletir o ensino de ciências



"Parece que cientistas e 'não-cientistas' não vivem no mesmo mundo. Ou pelo menos, não o veem da  mesma forma"

Referencia: http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/fleck-e-a-educacao

Estilo de pensamento

O modo peculiar de Fleck de pensar e enxergar seu objeto de estudo é o que ele chama de “estilo de pensamento”. Já o grupo que se organiza em torno de um mesmo estilo – como uma equipe de cientistas que tenta compreender os mecanismos de evolução do vírus HIV, por exemplo – constitui um “coletivo de pensamento”.

Cada um desses profissionais participa também de muitos outros coletivos de pensamentos. Ao transitarem entre eles, eles promovem fluxos de ideias e conceitos e geram transformações mútuas desses estilos.

Gradativamente, esse movimento leva à alteração dos estilos de pensamento e, por conseguinte, da forma de se tratar um problema científico, como ocorreu com a passagem da física clássica newtoniana para a física moderna einsteiniana.

Os dois conceitos são centrais para entender a maneira pela qual Fleck encarava a ciência: uma atividade coletiva, que implica debates e divergências, não é consensual e apresenta respostas provisórias, sempre.
“Estilo de pensamento” e “coletivo de pensamento” são apenas algumas das expressões que Fleck cunhou para expressar suas ideias, inovadoras para a época. Para dar conta do desafio de vertê-las para o português, o tradutor Georg Otte, professor do curso de Letras da UFMG conta ter feito uma extensa pesquisa, para contrastar o texto do ensaio com os poucos artigos do médico sobre teoria da ciência.
Ludwik Fleck e colaboradores
Ludwik Fleck e colaboradores em foto tirada provavelmente durante o período em que o pesquisador passou em Lublin, no leste da Polônia, entre 1946 e 1952 (foto: / Ludwik Fleck Zentrum).
 
 
 
 
Referencia: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/11/fleck-redescoberto
Fleck redescoberto 

O polonês Ludwik Fleck (1896-1961) não foi sociólogo, historiador ou filósofo – era médico. A despeito disso, seu pensamento influenciou intelectuais de todas essas áreas, dentre eles, nomes de peso como o físico e historiador das ciências norte-americano Thomas Kuhn (1922-1996) e o filósofo e antropólogo francês Bruno Latour (1947-).
Kuhn reconhece que o ensaio Gênese e desenvolvimento de um fato científico, escrito por Fleck em 1935, antecipa muitas de suas próprias ideias, como conta no prefácio de A estrutura das revoluções científicas, um dos livros mais influentes dos estudos de história e filosofia da ciência. A menção de Kuhn a Fleck fez com que o nome do polonês ganhasse projeção e despertasse o interesse de pesquisadores nos Estados Unidos e no resto do mundo.
Agora, leitores brasileiros poderão ter acesso às ideias do médico com o lançamento da tradução em português da obra. A edição foi lançada durante o Colóquio de História e Filosofia da Ciência: Ludwik Fleck, evento promovido em setembro pelo grupo de teoria e história da ciência e da técnica Scientia & Technica, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 
Na obra, lançada originalmente na Suíça, Fleck discute como se dá a produção do conhecimento e como são formados os fatos científicos. Para o pensador polonês, eventos da esfera da ciência como o surgimento de uma nova doença ou de uma bactéria não são realidades dadas e prontas para serem descobertas, mas construções de uma comunidade específica, que compartilha uma certa forma de pensar e perceber os fenômenos que investiga.
“O pensamento de Fleck é tão rico porque ele tinha uma forma muito própria de filosofar; era um cientista tentando compreender o que estava fazendo”, diz o linguista Johannes Ferh, diretor do Ludwik Fleck Zentrum, em Zurique, na Suíça, local onde se encontra o acervo do polonês. Os arquivos – em alemão – podem ser acessados pela página do centro.

Referncia:
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/11/fleck-redescoberto

Fleck redescoberto

                        Fleck redescoberto



O pensamento epistemológico do médico Ludwik Fleck, autor que influenciou pensadores como Thomas Kuhn e Bruno Latour, ganha visibilidade no Brasil com a tradução de sua obra e a constituição de uma rede acadêmica para estudar seu legado.

Por: Desireé Antônio