Total de visualizações de página

sábado, 1 de setembro de 2012



Grupo de Estudos da Complexidade realiza Colóquio Brasileiro sobre Alan Touring


UFRN(Foto: ASCOM/Bruna Evangelista)
Foi realizada na manhã do dia 21 de junho , no auditório do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a abertura do Colóquio Brasileiro 100 anos de Alan Touring. O evento faz parte das comemorações dos 20 anos do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM).

O evento contou com a presença da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, da diretora do CE, Márcia Gurgel, do diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Herculano Campus, da diretora do GRECOM, Maria da Conceição, e do coordenador do evento, Iran Abreu Mendes.

A reitora Ângela Paiva falou da importância desse tipo de evento para a UFRN. “Com a realização desse tipo de evento, a UFRN se mostra preocupada com as atividades de transdisciplinaridade dentro da própria universidade”. 

Além disso, frisou a reitora, “é gratificante também em função da minha área de atuação, a Matemática e a Lógica”. Foi através da Matemática que a professora Ângela Paiva teve acesso à UFRN e à atividade docente e foi através da Lógica que conseguiu concretizar outros projetos.

O colóquio é um reconhecimento aos méritos “de quem deu grande contribuição para uma nova leitura das formas de estudar e difundir as ciências, tendo em vista o avanço absolutamente vertiginoso da computação”, disse Ângela Paiva, cumprimentando seus realizadores e parabenizando o Grupo de Estudos da Complexidade.

Touring

Alan Touring foi um matemático britânico, lógico, criptonalista, que muito influenciou nos avanços das ciências, em especial a ciência da computação. Nasceu em Londres, em 23 de junho de 1912, e faleceu em Cheshire (Inglaterra) no dia 7 de junho de 1954. 

Alan Turing formalizou o conceito de algoritmo e computação com a denominada Máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno.

20 anos Grecom

Colóquio TRIBUTO A UM PENSAMENTO DO SUL
20 anos Grecom 


DATA: 31 de Outubro e 01 de Novembro
LOCAL: Univ. Federal do Rio Grande do Norte
Confirmada a presença de Edgar Morin.
Formato, programação do Colóquio, inscrições e outras informações em breve.