Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SONHO DE OLHOS ABERTOS




Sonho de olhos abertos
Era uma vez, um pequeno grupo de pessoas que sonhou transformar o trabalho acadêmico numa estética do pensar com prazer, partilha e paixão.
Era uma vez, um pequeno grupo de sonhadores que escolheu como estilo de vida apostar na produção do conhecimento capaz de transformar sementes de morte em sementes de vida; que preferiu olhar para o mundo com lentes polifônicas, como condição de entender os fenômenos do mundo em sua complexidade; que decidiu politizar a ciência através do compromisso diário de suas práticas de vida; que acreditou na "boa utopia" de um mundo onde homens, mulheres e crianças possam, com maior freqüência, "rir, sorrir e gargalhar".

Era uma vez, um grupo de sonhadores que imaginou uma ciência mais humilde, mais humana, mais comprometida com o destino do planeta.

Um dia, o pequeno grupo de sonhadores percebeu que já não era tão pequeno, e que parte do sonho sonhado se tornara realidade - aí nasceu o GRECOM. A outra parte do sonho ainda é um sonho. Mas ele alimenta os corações de todos nós na busca de "fazer um mundo melhor, mesmo que não seja o melhor dos mundos" (Morin).

Neste site não cabe o registro de todo o caminho sonhado e realizado pelo Grupo de Estudos da Complexidade desde o seu início. Pedaços de sonhos foram deixados de lado, outros foram lamentavelmente esquecidos, outros, ainda, não podem ser registrados - de tão voláteis que foram...

Aqui estão bricolados fragmentos da vida de um grupo, reordenados segundo uma certa ótica e de acordo com o material que conseguimos garimpar e rejuntar. Equívocos? Omissões? Esquecimentos? Sim, é possível. Reorganizar e reformatar tal volume de produção são tarefas que demandam tempo. Assumimos todas as lacunas e nos desculpamos.


Ceiça Almeida
Coordenadora do GRECOM









































Nenhum comentário:

Postar um comentário